segunda-feira, 5 de julho de 2010

Continuando a desvendar a simbologia do casamento, falaremos de três símbolos bastante populares.
A aliança, surgida no Antigo Egito, simbolizava eternidade (por ser um círculo, sem começo ou fim), sem estar ligada ao casamento, passando a ser usada em Roma como representação do casamento. É usada na mão esquerda porque acreditava-se que no anular dessa mão havia o vaso sanguíneo com ligação mais direta ao coração. Hoje significa compromisso, fidelidade, união.
Já o beijo dos noivos, que ocorre no final da cerimônia, simboliza um novo status de vida para o casal, que selam o compromisso de estarem casados. Teve origem na Roma Antiga, onde era usado para selar contratos, tendo sido incorporado na cerimônia de casamento pelo cristianismo.
Outra tradição, a de jogar arroz nos recém-casados tem origem na China. Os chineses acreditavam que o arroz simbolizava fartura e lançá-lo nos noivos atrairiam felicidade, saúde, fertilidade e riqueza. Atualmente não se considera ecologicamente correta a chuva de arroz em razão dos pássaros que deles se alimentam após jogados. Em substituição, estão em alta o alpiste, pétalas e papel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário