domingo, 20 de junho de 2010

Simbologia do Casamento

Pesquisando sobre coisas que fazem parte do ritual do casamento, encontrei algumas curiosidades interessantes sobre a origem de determinados detalhes.
Muitos dos símbolos que fazem parte da cerimônia sofreram alteração ao longo do tempo, influenciados e adaptados pelas mudanças nos costumes do povo, mas continuam fazendo todo sentido.
Vamos contando aos poucos sobre a origem de alguns dos símbolos e como eles aparecerão na nossa cerimônia. O primeiro deles é o vestido da noiva.
Hoje em dia, a tradição é que o vestido da noiva seja branco, mas nem sempre ele foi dessa cor.
Na China, onde o noivo está passando uma temporada, a vestimenta da noiva era de cor vermelha, simbolizando o amor. Os romanos usavam a mesma cor, mas significando que a noiva podia gerar novo sangue e novos guerreiros.
No ocidente as cores variavam, mas muito foi usado o azul, simbolizando a pureza. A noiva que deu início à tradição do banco foi a Rainha Vitória em seu casamento com o príncipe Albert, no século XIX, o que acabou virando tradição.Em 1854, o papa Pio IX proclamou que as noivas deveriam demonstrar através do traje branco a Imaculada Concepção assim como Maria a Imaculada, associando o vestido branco com pureza e virgindade.
Para esta noiva, que vai de branco, o vestido branco é um símbolo de parceria, a representação de que queremos trilhar juntos nosso caminho, compartilhando nossas vidas. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário